Redação destaque da turma de Administração 1° ano na Avaliação Global do 2o. trimestre de 2016. IFMG – Campus Ouro Branco.


A Sociedade do consumo

               O consumismo se define por comprar ou adquirir um bem, mercadoria ou serviço, sem necessidade. Na sociedade atual, o consumismo vem crescendo significativamente. A mídia exerce um poder de persuasão sobre os consumidores, com técnicas de marketing cada vez mais inovadoras, levando-os a comprar algo sem necessidade. É possível identificar essa situação diariamente, assistindo à televisão, usando à internet, andando na rua, entre outros. Hoje, até mesmo as crianças estão sendo motivadas a comprar brinquedos eletrônicos, e isso não influência apenas a criança que presencia a propaganda, mas as outras que estão ao seu redor também.

         É com grande facilidade que as pessoas descartam produtos novos, sobretudo eletrônicos, em busca de um com tecnologia mais avançada, sem pensar nos possíveis riscos que isso irá acarretar. A obsessão pelo ato de comprar, às vezes, é tão grande que as pessoas compram mesmo sem ter condições financeiras para adquirir tal produto, levando-as, na maioria das vezes ao endividamento.

      É importante ressaltar que o consumismo não traz malefícios apenas aos consumidores. O meio ambiente é afetado diretamente com a exploração de seus recursos naturais.

           Como forma de atenuar o consumismo, é necessária a cobrança de leis que diminuam a quantidade excessiva de propagandas. O consumismo deve ser abordado desde cedo nas escolas, atuando na formação de adultos mais conscientes no futuro. Além disso, deve-se cobrara o pagamento de multas pelas empresas que utilizam uma grande quantidade de matéria-prima na fabricação de produtos.

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