Redação destaque da turma de Informática 1° ano na Avaliação Global do 2o. trimestre de 2016. IFMG – Campus Ouro Branco.


O Consumismo

Fruto principalmente do Capitalismo e da Revolução Industrial, o consumismo vem se intensificando cada vez mais e sendo promovido pela grande mídia.

A mídia influencia as pessoas a comprarem mais, mesmo que elas não precisem. Isso aumenta o consumo e consequentemente a produção, gerando mais empregos e, ao mesmo tempo, aumentando a produção de lixo, que na maioria das vezes será descartado inadequadamente.

A questão do lixo se intensifica ainda mais ao observar-se a qualidade dos produtos. Através da obsolência programada, as indústrias levam os consumistas a comprarem um produto que em pouco tempo estará inutilizável.

Além disso, essas indústrias muitas vezes não pagam seus funcionários corretamente ou até mesmo utilizam trabalho escravo, principalmente de crianças e mulheres. Isso além de afetar os Direitos Humanos, retorna como lucro à empresa aquilo que deveria pertencer à mão de obra, isso caracteriza a mais-valia, conceito proposto por Karl Marx e que segundo ele, é a base do Capitalismo.

Para amenizar esses problemas, é necessário que as empresas melhorem a qualidade de seus produtos e visem questões ambientais. É necessário também que o Estado limite a quantidade de comerciais através de leis e, principalmente, que cada um se conscientize, para comprar apenas o necessário e descartá-lo de forma correta.